Publicidade




MJSP lança Pronasci 2 em Goiânia


O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, na manhã deste domingo (2.julho.2023), o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci 2, em Goiás, durante cerimônia realizada em Goiânia. Com o objetivo de combater a violência e promover a cidadania, o Pronasci 2 traz uma série de iniciativas que visam fortalecer a segurança pública e estreitar os laços entre a comunidade e as forças policiais.

O evento contou com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, do secretário de Assuntos Legislativos, Elias Vaz, do secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), Rafael Velasco, bem como de autoridades locais, e representantes das forças de segurança e do Poder Legislativo de Goiás.

Durante seu discurso, o ministro destacou a prioridade do Ministério da Justiça e do governo federal em combater a violência contra a mulher.
“Trago equipamentos, trago armamentos, trago viaturas, sobretudo para esta causa, a causa da proteção das mulheres. Se nós queremos, como queremos, de fato, prestigiar as famílias, nós temos que combater o feminicídio. Nós nunca teremos uma país justo enquanto as pessoas acharem que podem matar mulheres”, disse Dino em seu discurso.

No evento, foram anunciados investimentos significativos em equipamentos para as forças de segurança em Goiás. Esses recursos incluem a entrega de 58 viaturas, sendo 22 descaracterizadas para inteligência, 22 para o projeto de fortalecimento da rede integrada de banco de perfis genéticos e para o projeto de equipagem das instituições de segurança pública, 12 para o Pronasci, duas viaturas da Senappen, nove drones, 40,5 mil munições, além de pistolas e outros equipamentos para as forças policiais. O total de investimento no estado ultrapassa R$ 9 milhões.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ressaltou a importância da parceria com o governo federal para a implementação do Pronasci 2 no estado, destacando que o programa contribuirá para a construção de um ambiente mais seguro para todos os goianos.

“Vossa excelência é o primeiro que vem hoje aqui no estado, representando o senhor presidente da República. Diga a ele, ao presidente Lula, do nosso agradecimento pela parceria que nós temos feito em todas as áreas, e ele pode saber que esse é o princípio no estado de Goiás”, afirmou Caiado.
Mais cedo, Flávio Dino, acompanhado do governador, participou da missa de encerramento da Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, Região Metropolitana de Goiânia.

Pronasci 2

Lançado em 15 de março, o Pronasci 2 tem em seus eixos prioritários o fomento às políticas de segurança pública com cidadania, com foco em territórios mais vulneráveis e com altos indicadores de violência; combate ao racismo estrutural e à violência de gênero; bolsa-formação para agentes de segurança, apoio às vítimas da criminalidade e o fomento às políticas de cidadania, com foco no trabalho e ensino formal e profissionalizante para presos e egressos.
Executado pela União em regime de cooperação com estados, Distrito Federal e municípios, mediante programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira, o programa tem como objetivo articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade.

Os eixos estão alinhados com o Plano Nacional de Segurança Pública, que tem como objetivo a redução da taxa nacional de homicídios para abaixo de 16 mortes por 100 mil habitantes até 2030, além da redução de taxas envolvendo mortes violentas de mulheres e de lesão corporal seguida de morte.

Dentre as ações já executadas, estão a entrega de 270 viaturas para o fortalecimento das patrulhas Maria da Penha e a formulação de licitação para a construção de 40 Casas da Mulher Brasileira, em cooperação técnica com o Ministério das Mulheres, no valor de R$ 344 milhões.